Close
08 / 08 / 22 14:25

Matérias Especiais

Conde de Portugal reúne família Calheiros em Alagoas

26 / 07 / 22

Francisco Calheiros, cavaleiro da Ordem de Malta em Portugal, já reservou o hotel Vila Galé Alagoas para o grande encontro familiar no dia 6 de agosto

Autor: Mozart Luna

O hotel Vila Galé Alagoas será palco de um grande encontro familiar no dia 6 de agosto com a presença do Conde Francisco Calheiros, cavaleiro da Ordem de Malta em Portugal.

Em entrevista exclusiva ao jornalista Mozart Luna, o Conde disse que a família tem origem na região da Galícia na Espanha, portanto são “galegos”, mas descendentes de cavaleiros Franceses. A família também enviou cavaleiros para as Cruzadas na Terra Santa, na defesa dos peregrinos a Jerusalém.

E Foi na Cruzadas que se integraram a Ordem de Malta,  ou Cavaleiros Hospitalários (oficialmente Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta) que hoje é uma organização internacional católica que começou como Ordem fundada no século XI na Palestina, durante as Cruzadas, mas que rapidamente se tornaria numa ordem militar cristã, numa congregação de regra própria, encarregada de assistir e proteger os peregrinos à terra Santa.

Atualmente, a Ordem de Malta é uma organização humanitária reconhecida como entidade de direito internacional privado. A ordem dirige hospitais e centros de reabilitação. Possui 13 500 membros, 80 000 voluntários permanentes e 42 000 profissionais da saúde associados, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares e paramédicos. Seu objetivo é auxiliar os idosos, os deficientes, os refugiados, as crianças, os sem-teto e aqueles com doença terminal e hanseníase (está a par com a Ordem de São Lázaro), atuando em cinco continentes do mundo, sem distinção de raça ou religião.

Alagoas

Segundo o conde Francisco Calheiros, Alagoas é o estado que concentra o maior número de descendentes da família. “Chegaram junto com os donatários das capitanias hereditárias, para contribuir com o desenvolvimento da colônia e aí ficaram fincando raízes e desbravando este lindo estado, que conquistou o coração de todos”, disse ele.

O Conde que é monarquista disse que o título monárquico foi concedido, ao seu bisavô, pelo Rei Dom Carlos de Portugal em 1889 e que respeita todo tipo de governo, desde que preserve a democracia e o direito do povo.

O Conde já foi presidente da Junta de Freguesia de Calheiros do Concelho de Ponte de Lima, por cinco mandatos consecutivos, onde a população o tem em alta estima e respeito como um dos melhores gestores públicos.

É na Vila de Ponte de Lima que está o Paço de Calheiros, um Palácio erguido em uma gleba no meio rural, que hoje também é uma charmosa pousada com 22 quartos, que tem sido procurado por turistas de todo o mundo, em busca de tranquilidade e também ter a experiência de se hospedar em edificação medieval.

O  Paço de Calheiros oferece  um excelente almoço (café da  manhã), além de passeios pela Quinta que produz o vinho da família, cavalgadas e visita a vila, que possui cafés e restaurantes típicos.

A ida do Conde também a Alagoas é para fazer contatos com operadores de turismo para apresentar o Paço dos Calheiros, como produto turístico e a Vila Ponte de Lima como destino turístico, já que Alagoas possui voos diretos para Lisboa, através da TAP.

O encontro está agendado para o dia 6 de agosto e segundo ele os preparativos já começaram com a escolha do Vila Galé Alagoas, para receber a toda família Calheiros e assim estreitar os laços de amizade e resgate das origens familiares.

GALEIA DE FOTOS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Clássico das Multidões
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano

CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…

Família vítima de tragédia em São Paulo
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha

Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista.  Deslizamento…

Mestre Laurentino
Mestre Laurentino morre aos 93 anos

Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…

Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB

O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…

Sem-terra fazem manifestações em Maceió

Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…

Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso

O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…

AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento

  O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada  gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…

NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B

Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…

Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…

Alagoas sai na frente no combate ao AVC

Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…

Problema elétrico afeta fornecimento de água no interior

Cidades atingidas pela deficiência são Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco e Dois Riachos

Estado contratará 800 policiais da reserva

750 vagas são destinadas à PM, 30 ao Corpo de Bombeiros e 20 à Polícia Civil

Teich deixa pronto plano de trabalho para auxiliar estados

Logo após deixar o cargo de ministro, ele fez pronunciamento sobre saída do governo

Assine nossa Newsletter

politica de privacidade