Dantas será confirmado dia 5/8 na convenção do MDB

24 / 07 / 22

Governistas deixam para o último dia a confirmação da chapa oficial que poderá ter ´ex-governador Ronaldo Lessa como candidato a vice

Autor: Ricardo Rodrigues

 

O MDB de Alagoas realiza sua convenção partidária no dia 5 de agosto, para oficializar a candidatura à reeleição do governador Paulo Dantas. O partido escolheu o último dia do prazo legal, para a definição das candidaturas majoritárias e proporcionais, como estratégia de campanha.

Os governistas querem ganhar tempo (cerca de 15 dias) para a formação da chapa majoritária, que ainda não está completamente formada, falta bater o martelo na definição do candidato a vice-governador e dos suplentes do candidato ao Senado, cujo o nome a ser confirmado é do ex-governador Renan Filho.

De acordo com lideranças do MDB, o partido vem com uma chapa forte tanto na proporcional como na majoritária, com possibilidade de não só manter como ampliar suas bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

O ex-governador e atual vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT), é o nome mais cotado para a vaga de vice de Dantas. Nos últimos dias, a indicação de Lessa para compor a chapa de Dantas chegou a ser noticiada com “oficial”, mas ainda não foi “oficializada” pelos governistas.

A escolha ainda depende de algumas conversas entre os grupos que apoiam o governo do Estado e os partidos da base aliada em torno da candidatura do ex-presidente Lula à Presidência.

Lula teve seu nome homologado na última quinta-feira (21/7), com candidato oficial da Federação Partidária composta pelo PT, PV e PCdoB. Apesar do MDB ter uma pré-candidata à presidência, a senadora Simone Tebet (MS), as principais lideranças do partido em Alagoas já declararam apoio à candidatura de Lula.

Para o senador Renan Calheiros, presidente do MDB de Alagoas, numa eleição polarizada, entre um candidato de situação que “ninguém quer” e o único de oposição que pode derrota-lo, é preciso centrar todas as forças na candidatura de Lula. “Até para derrotar o fascismo, de forma cirúrgica, de uma vez por todas. No primeiro turno”, argumentou.

PDT RAIZ

Apesar do PDT ter oficializado o ex-ministro Ciro Gomes como candidato à presidência, em Alagoas há lideranças do partido que defendem o apoio à candidatura de Lula, já no primeiro turno.

Intitulados de PDT Raiz, integrantes desse grupo defendem também a indicação de Lessa para vice de Dantas. Para eles, a polarização nacional entre Lula e Bolsonaro deve influenciar na disputa local, favorecendo a candidatura de oposição ao governo federal. Nesse sentido, argumentam que Dantas cumpre esse papel e tem força suficiente para dá a Lula uma votação muito maior que Bolsonaro em Alagoas.

TUCANOS

Já os tucanos de Alagoas continuam em cima do muro. Com a desistência do presidenciável João Doria, ex-governador de São Paulo, o partido ficou sem postulante ao Palácio do Planalto. Tentou uma Federação com MDB, em torno da candidatura da senadora Simone Tebet, mas não vingou.

Por isso, em Alagoas, os tucanos estão praticamente sem candidato à presidência e tentam emplacar o nome da deputada estadual Jó Pereira como vice de Rodrigo Cunha, que terá sua candidatura homologada ao Governo do Estado até 5 de agosto.

A data da convenção do União Brasil de Alagoas ainda não foi definida. O partido tem como candidato à Presidência, Luciano Bivar, ex-aliado de Bolsonaro na campanha de 2018.

O ex-deputado federal Régis Cavalcante, pré-candidato ao Governo de Alagoas pelo Cidadania, ameaça detonar a chapa de Cunha, caso seja confirmada a indicação de Jó Pereira como candidata a vice-governadora.

Cavalcante argumenta que a indicação é ilegal porque não foi debatida dentro da Federação Partidária entre o PSDB e o Cidadania. A rigor, segundo ele, o nome dela deveria compor uma chapa com a participação do Cidadania e não indicado pelo PP do deputado federal Arthur Lira para vice de Cunha.

O senador filiado ao União Brasil tem como candidato à presidência Luciano Bivar, mas seu principal aliado, o deputado Arthur Lira – líder do Central e dono das verbas secretas – apoia a candidatura de Bolsonaro à reeleição, pelo PL.

No entanto, o principal eleitor de Bolsonaro em Alagoas é o senador Fernando Collor, pré-candidato ao Governo, pelo PTB. Nas mídias sociais, o ex-presidente disse que estava colocando seu nome na disputa para montar um palanque de Bolsonaro em Alagoas e oferecer ao eleitorado uma candidatura 100% de oposição.

NOVE CANDIDATOS

O ex-prefeito Rui Palmeira (PSD) é o único dos quatro principais pré-candidato ao Governo do Estado que não apoia ninguém, até agora, para a Presidência. A chapa de Palmeira também não tem candidato a vice e nem ao Senado. O partido ainda está avaliando os nomes, mas ainda não definiu nem divulgou nenhum deles.

Além de Dantas, Collor, Cunha e Palmeira, são pré-candidatos ao governo de Alagoas, nas eleições deste ano: o ex-deputado federal Regis Cavalcante (Cidadania), o deputado estadual Antônio Albuquerque (Republicanos), o professor Cícero Albuquerque (PSOL), o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) e a professora Mônica Carvalho (Solidariedade).

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *