Brasil da Esperança lança Bancada do Batom

02 / 08 / 22

Convenção da Federação PT, PV e PCdoB, surpreende e lança Bancada do Batom, composta por mulheres negras, da periferia etrans

A Federação Brasil da Esperança em Alagoas, composta pelos partidos PT, PV e PCdoB, realizou sua Convenção Partidária, na última sexta-feira (29/7), no Centro de Convenções de Maceió, no bairro de Jaraguá. O evento político, que começou a partir das 14 horas, reuniu a militância de esquerda e dos movimentos sociais para o lançamento de candidaturas e da Bancada do Batom – um coletivo mulheres que promete conquistar o voto feminino nas eleições deste ano em Alagoas.

A Convenção da Federação Brasil da Esperança em Alagoas, além de homologar as candidaturas à Câmara Federal e a Assembleia Legislativa, serviu também para reafirmar o apoio às candidaturas de Lula (PT) à Presidência, de Paulo Dantas (MDB) ao governo do Estado e Renan Filho (MDB) ao Senado.

Em meio ao protocolo tradicional de apresentação dos nomes das lideranças para as chapas de deputado federal e estadual, uma candidatura chamou a atenção dos convencionais, trata-se da Bancada do Batom, composta pelas feministas Michelle Godoy e Bárbara Nagman.

Bárbara Nagman é mulher trans, ativista do movimento LGBT e artista performática. Já Michelle Godoy, 36 anos, é uma mulher negra e da periferia, além de engenheira ambiental e graduação em Direito.

Segundo Michelle Godoy, a escolha do nome da candidatura coletiva é uma homenagem às 25 mulheres que atuaram na assembleia constituinte de 1988, dando significativa contribuição para garantir os direitos das mulheres na nossa Carta Magna.

“Assim, inúmeras conquistas da Constituição Brasileira de 1988 podem ser atribuídas ao lobby do batom: licença maternidade de 120 dias; licença paternidade de sete dias; salário família; direito a creche e educação pré-escolar; proibição de discriminação em razão do sexo; proteção estatal à maternidade e à gestante; igualdade de direitos previdenciários e aposentadoria especial para mulheres”, destacou a candidata petista.

Já para Bárbara Nagman, “um dos temas prioritários para a nossa candidatura coletiva será a baixa representação das mulheres nas instâncias decisórias, nas casas legislativas de todo país, ainda aquém do espaço já ocupado pelas mulheres nos demais campos da sociedade brasileira. A bancada do batom está chegando, meu bem”, declarou a ativista feminista.

Contatos para Entrevistas:
Michele Godoy – Cel. 99813-1223
Bárbara Nagman – Cel. 98743-5330

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *