Caetano Veloso completa 80 anos no palco da Cidade das Artes

08 / 08 / 22

Cantor e compositor baiano comemora aniversário dando de presente ao público um show inédito com filhos e a irmã cantora Maria Betânia, no Rio de Janeiro

Autor: Luiz Cláudio Ferreira, repórter da Agência Brasil

 Caetano Veloso durante a abertura das Olimpíadas Rio 2016. Foto: Filipe Costa (Direitos Reservados)Cantor e compositor baiano comemora aniversário dando de presente ao público um show inédito com filhos e a irmã Maria Betânia, no palco da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O multiartista da Tropicália tem discografia de 48 álbuns

“Eu vou. Por que não? Por que não?”

Gênio da arte brasileira, o multiartista Caetano Veloso chega aos 80 anos de idade neste domingo (7), trabalhando ativamente, com um sem-número de clássicos da música popular, de trabalhos premiados, com um passado e um presente que lhe garantem admiração no Brasil e internacionalmente como uma das principais referências artísticas do País.

No acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), há shows, programas, materiais especiais, reportagens e histórias de Caetano, o baiano de Santo Amaro da Purificação, o quinto filho de seu Zezinho e dona Canô (apelidos dos pais do artista). Entre os irmãos de Caetano, está outro grande nome da arte brasileira, a cantora Maria Betânia (ouça aqui músicas e histórias da artista), quatro anos mais jovem do que ele.

O multiartista (confira o site oficial), que nunca parou de compor nem de cantar, tem uma discografia de 48 álbuns, além de escrever livros e produzir cinema. Tem intensa agenda de shows além de outras atividades. Um exemplo de que o homem não quer saber de descanso é que, no aniversário, neste domingo, ele fará um show gratuito em plataformas de internet, conforme anunciou em sua página no Instagram.

A história de vida do artista é de sucessos, mas também feita em uma estrada de personalidade. Quem diria! Já faz quase 55 anos que o jovem Caetano Veloso entrou no palco do Festival da TV Record para cantar Alegria, Alegria, momento inesquecível da vida do artista.

A música ficou em quarto lugar no concurso, mas se tornou marco da Tropicália (saiba mais sobre o movimento artístico) que marca a história da MPB.

Confira abaixo a apresentação histórica, que foi de vaias aos aplausos.

“Caminhando contra o vento…”

Há 10 anos, a TV Brasil homenageou o então septuagenário artista. A emissora enfatizou que o artista nascido na Bahia teve também influência na vida no Rio de Janeiro. O vídeo destaca o espírito criativo e pensador do artista. Assista abaixo ao vídeo que tem a opinião de outros artistas sobre Caetano.

“A Bahia já me deu régua e compasso” ou “Menino do Rio, calor que provoca arrepio…”

Caetano participou do Programa Samba na Gambôa, da TV Brasil, e, contou a história da música É de Manhã, que ele compôs no ano de 1963, e que foi gravada por grandes nomes da música brasileira, o que o surpreendeu. “O samba fez parte da minha educação.”

“É de manhã
É de madrugada
É de manhã
Não sei mais de nada
É de manhã
Vou ver meu amor” (…)
 

Confira o programa na íntegra:

Há cinco anos, a TV Brasil também homenageou o artista inquieto e que se reinventou, com experimentalismos e sucessos recorrentes.

Relíquias da música de Caetano estão disponíveis no acervo das rádios da EBC, como no Clube do Vinil, que destacou as influências que recebeu, incluindo João Gilberto. O programa lembrou que o cantor visitava a Rádio Nacional para assistir de perto aos seus ídolos na década de 1960.

Confira outros materiais das rádios EBC sobre Caê

Dia Nacional das Artes

Se a semana começa com os 80 anos de Caetano, a sexta (12) é Dia Nacional das Artes, uma data que é comemorada em função da fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, que foi criada em 12 de agosto de 1816 por um decreto do então Príncipe Regente do Brasil, Dom João VI, sob a inspiração da Missão Artística Francesa.

SHOW EM SÃO PAULO

Por Henrique Coelho, g1 Rio


Live Caetano — Foto: Reprodução/Globoplay

Live Caetano — Foto: Reprodução/Globoplay

O cantor Caetano Veloso comemorou 80 anos neste domingo (7) com uma live ao lado dos três filhos, Moreno, Zeca e Tom, e da irmã Maria Bethânia.

A apresentação ficou a cargo da cantora IZA . O especial “Caetano 80 anos” foi transmitido por Globoplay e Multishow.

IZA e Caetano Veloso na Cidade das Artes pouco antes da live — Foto: Reginaldo Teixeira/TV Globo

IZA e Caetano Veloso na Cidade das Artes pouco antes da live — Foto: Reginaldo Teixeira/TV Globo

Os convidados começaram a chegar à Cidade das Artes, local o evento, pouco antes das 19h (veja fotos mais abaixo nesta reportagem). Um dos primeiros foi o ator Enrique Diaz.

“Caetano está em todas as épocas, faz parte do nosso inconsciente, do nosso pensamento estético, artístico, político, tudo ao mesmo tempo, sempre revirando. E a música marca momentos da vida da gente”, comentou o ator, que fará o personagem Timbó na próxima novela das 6, “Mar do sertão”.

“Ele que faz aniversário e a gente que ganha presente. Acho que vai ser incrível, e acompanhei eles ensaiando, vai ser lindo!”, disse Paula Burlamaqui.

Paula posou para fotos ao lado de Amora Mautner: “O Caetano ensinou a nos entendermos, nos reconhecermos. Os 80 anos dele, ainda mais nesse Brasil de trevas, são 80 anos de um Brasil que a gente acredita. O Caetano representa, em si, um Brasil potente”, disse.

O ator Marcelo Serrado também prestigiou o amigo: “Conheço o Caetano há muitos anos, sou amigo dele, já tive na casa com o irmão dele, o Rodrigo, com a Bethânia. Então, eu tenho uns vídeos lá cantando, naquela mesa dele, entrando no quarto de dona Canô, é muito emocionante estar aqui hoje, muito simbólico para mim”.

O cantor Djavan foi acompanhado da mulher, Rafaela Brunini.

“É maravilhoso poder compartilhar de um momento tão importante, uma data tão robusta e tão maravilhosa e de um artista tão significativo quanto Caetano. Ele é uma influência que vem de muitos anos, foi um dos primeiros a vir me procurar. A gente marcou encontro, eu mostrei músicas para ele, ele adorou e disse que seríamos amigos dali em diante e somos amigos até hoje”, disse Djavan.

Vanessa da Mata disse que teve “a honra” de ter Caetano cantando uma música sua quando ela tinha 22 anos. “Então, Caetano sempre fez parte da minha vida e Bethânia também, essa família sempre fez parte do meu DNA artístico”, afirmou.

Antes da apresentação, Caetano fez um balanço da carreira em entrevista divulgada pelo Globoplay. “Diria que foi, para mim, ao mesmo tempo coerente e surpreendente. Desde menino eu sabia que ia ser artista, mas não músico”, disse.

LEIA TAMBÉM:

EFEMÉRIDES

Confira outras datas da semana na tabela do Hoje é Dia

6 a 13 de Agosto de 2022
7

Nascimento do cantor e compositor baiano Caetano Veloso (80 anos)

8

Nascimento do paulista José Ely de Miranda, o Zito (90 anos) – ex-jogador de futebol Bicampeão Mundial (1958-1962)

Nascimento do ator estadunidense Dustin Hoffman (85 anos) – vencedor do Oscar de melhor ator de 1988 pelo filme Rain Man

Nascimento do pianista e compositor pernambucano Alfredo Gama (155 anos)

Nascimento do músico estadunidense Benny Carter (115 anos)

Mahatma Gandhi é preso pelos Britânicos ao lançar movimento “Deixem a Índia” (80 anos)

Dia Nacional de Controle do Colesterol – data criada para a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares, principalmente o infarto e o acidente vascular cerebral

Dia dos Pais – (data móvel, no segundo domingo de agosto) comemoração extraoficial do Brasil, que teria sido criada em 1953 pelo publicitário brasileiro Sylvio Bhering, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 8 e 14 de agosto de cada ano no calendário gregoriano, no segundo domingo

9

Morte do sociólogo mineiro Herbert José de Souza, o Betinho (25 anos)

Morte do escritor alemão Hermann Hesse (60 anos) – Prêmio Nobel de Literatura em 1946 e escritor das obras O lobo da Estepe e Siddhartha

Seleção brasileira de vôlei masculino conquista medalha olímpica de ouro em Barcelona (30 anos)

Fundação da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino por Bertha Lutz (100 anos)

Dia Internacional dos Povos Indígenas – comemoração mundial, que foi instituída pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 49/214 de 23 de dezembro de 1994

10

Nascimento do compositor baiano Waldeck Artur Macedo, o Gordurinha (100 anos) – trabalhou na Rádio Nacional

Nascimento do escritor baiano Jorge Amado (105 anos)

Nascimento do cantor e compositor fluminense Antônio Gilson Porfírio, o Agepê (80 anos)

Nascimento do cantor de frevo pernambucano Claudionor Germano (90 anos)

Nascimento do cantor e multi-instrumentista Ian Scott Anderson (75 anos) – líder da banda de Rock Jethro Tull

11

Fundação da União Nacional dos Estudantes, a UNE (85 anos)

Dia do Advogado – data de criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827. A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, foram criadas por D. Pedro I

Dia do Estudante – essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo

Dia do Pendura – comemorado por estudantes brasileiros de Direito, que vão aos restaurantes, se fartam a valer e, depois, mandam “pendurar” a conta; tradição que tem suas raízes no 1º Império do Brasil, época em que os Advogados possuíam muita notoriedade e os proprietários de estabelecimentos alimentícios terminavam por convidar os Advogados e Acadêmicos de Direito para comemorarem a data em seus bares e restaurantes

12

Nascimento do escritor baiano especializado em temas afro-brasileiros Edison Carneiro (110 anos)

Nascimento da cantora mineira Clara Nunes (80 anos)

Morte do compositor norte-americano John Cage (30 anos)

Thomas Edison inventa o fonógrafo (145 anos)

Dia Internacional da Juventude – comemoração instituída pela ONU na sua resolução Nº 54/120 de 17 de dezembro de 1999, confirmando uma proposta da “Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude”, realizada na cidade de Lisboa entre 8 e 12 de agosto de 1998

Dia Nacional das Artes – comemorado extraoficialmente por brasileiros para marcar a data da fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, que foi criada em 12 de agosto de 1816 por um decreto do então Príncipe Regente do Brasil, Dom João VI, sob a inspiração da Missão Artística Francesa

Dia Nacional dos Direitos Humanos

13

Dona Leopoldina é nomeada chefe do Conselho de Estado e Princesa-Regente Interina do Brasil (200 anos).

 

Edição: Alessandra Esteves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *