André Janones desiste da candidatura em apoio a Lula

06 / 08 / 22

O deputado mineiro abriu mão de disputar à Presidência da República, pelo Avante, e decide apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Autor: Ana Flor/G1

O até então candidato do Avante à Presidência da República, o deputado André Janones (MG), desistiu oficialmente da candidatura nesta quinta-feira (4) e decidiu apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao blog, Janones antecipou na tarde desta quinta-feira a desistência. Disse ainda que quer que seu partido se coligue formalmente com a chapa presidencial encabeçada pelo PT.

Janones e Lula se reuniram na tarde desta quinta-feira (4), em São Paulo. O deputado já tinha indicado que tomaria a decisão de apoiar o ex-presidente.

No encontro com Lula, ficou acertado que Janones vai integrar o núcleo de redes sociais da campanha. Ele obteve popularidade ao realizar transmissões ao vivo durante a greve dos caminhoneiros, em 2018 (veja mais abaixo).

Na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada, Janones marcou 1% nas intenções de voto.

Janones desiste de concorrer à Presidência da República e anuncia apoio a Lula
Janones desiste de concorrer à Presidência da República e anuncia apoio a Lula

Conquistar o apoio de Janones era um objetivo que a campanha de Lula havia traçado. Lula quer ganhar ainda no primeiro turno. Por isso, considera essenciais os votos que iriam para Janones. Também considera importante o fato de o deputado ser de Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país.

O agora ex-candidato do Avante afirmou nos últimos dias que as duas principais condições que colocaria para o ex-presidente Lula em troca do apoio eram: Auxílio Brasil permanente de R$ 600 e mais investimentos no SUS para tratamento de saúde mental.

Histórico

Nascido em Ituiutaba, Minas Gerais, Janones ganhou projeção nas redes sociais ao realizar transmissões ao vivo durante a greve dos caminhoneiros em maio de 2018. No mesmo ano, ele se elegeu como o terceiro deputado mais votado em Minas Gerais, com 178 mil votos.

A candidatura de Janones à presidência pelo Avante foi lançada oficialmente no dia 23 de julho. Em material divulgado durante a pré-campanha, o deputado chegou a dizer que poderia ser um “caminho” para evitar uma “eleição do ódio”, na qual os dois principais rivais são Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Antes de chegar ao Avante, Janones passou por três partidos, entre eles o PT. Segundo a certidão de filiação do TSE, o deputado passou pelo PT (2003-2015), PSC (2015-2018) e Democracia Cristã (por uma semana em 2018) e Avante (2018-até o momento).

POSTAGEM DO PT

O deputado federal André Janones (Avante-MG) anunciou, nessa quinta-feira, 4 de agosto, a desistência de sua candidatura à presidência da República e declarou apoio a Lula na corrida eleitoral.

 

“A frente ampla que a elite brasileira tanto alardeou, para alegria de alguns e para tristeza de outros, se consolida neste momento, unindo o operário migrante nordestino com o filho da doméstica, cobrador de ônibus. Tamo junto, Lula”, afirmou Janones ao anunciar a sua decisão.

 

O presidente Lula disse que o apoio de André Janones e do Avante é a união da fome com a vontade de comer, assumindo o compromisso de lutar pelo Auxílio Emergencial.

“O companheiro Janones construiu sua trajetória debatendo em supermercados e feiras. Quando ele traz uma proposta para acabar com a fome, fica fácil de construir uma aliança política”, disse Lula.

 

“Isso é muito importante para o movimento que estamos fazendo de defesa da nossa democracia e do nosso povo”, afirmou a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann.

Segundo Gleisi, Janones irá atuar na coordenação política, além de contribuir com o plano de governo e também agregar sua experiência em redes sociais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *