Lessa assume vice de Dantas: Alagoas não pode parar

02 / 08 / 22

  Ex-governador diz que o sentimento de oposição ao governo federal o motivou a se associar ao MDB na luta contra Bolsonaro em Alagoas

Autor: Ricardo Rodrigues/Repórter

 

O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) é o candidato a vice na chapa de Paulo Dantas (MDB) ao Governo do Estado. O anúncio oficial da chapa foi feito no final da manhã, dessa segunda-feira (1/8), na sede do MDB, em Maceió.

Lessa disse que se sentia em casa, na sede do partido do qual já fez parte, lembrou sua trajetória de luta no campo das esquerdas e disse que estava se unindo a Dantas porque Alagoas não pode parar.

Vice-prefeito de Maceió, eleito nas eleições de 2020, Lessa deixou o bloco liderado pelo prefeito JHC (PSB) para se juntar a Dantas levando pelo sentimento de oposição ao governo federal de Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL.

“Num momento como esse, que lutamos para garantir a democracia, não podia permanecer num grupo que conta com o apoio de forças do atraso e defende o desgoverno de Jair Bolsonaro”, afirmou Lessa.

Ele acrescentou que, apesar do PDT ter o ex-ministro Ciro Gomes como candidato à Presidência e o MDB local apoiar a candidatura de Lula, “a aliança com Dantas é necessária e importante para derrotar Bolsonaro em Alagoas”.

BONDE DA HISTÓRIA

Questionado porque havia mudado de lado, deixado o grupo político que tem como candidato Rodrigo Cunha (UB), para se associar a Dantas, Lessa disse que não foi uma decisão fácil, mas necessária e importante para luta contra o governo federal.

“O lado de lá perdeu o bonde da história, perdeu o bonde da democracia”, afirmou Lessa, referindo-se ao grupo liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), principal “padrinho político” da candidatura de Cunha. 

Para o senador Renan Calheiros, que foi um dos principais articuladores da entrada de Lessa na chapa de Dantas, o ex-governador vem para somar.

“Ronaldo já tem um histórico de luta no campo progressista e sempre foi parceiro nosso, por isso nada mais natural que somar esforço em prol de uma Alagoas melhor e um Brasil melhor, para todos”, afirmou.

O candidato ao Senado e ex-governador Renan Filho (MDB) também deu boas vindas a Lessa e disse que o vice-prefeito fez a escolha certa, ao aceitar o convite para fazer parte da chapa de Dantas.

O presidente em exercício do PDT em Alagoas, Jurandir Boia, falou em nome do partido e disse que estava muito satisfeito com a indicação de Lessa para vice de Dantas. “O convite foi aceito porque Alagoas está no caminho certo e precisamos dar um passo à frente, temos que avançar”, afirmou.

A ex-prefeita de Maceió, Kátia Born (PDT), também esteve presente à sede no MDB e se mostrou bastante feliz com a aliança entre os dois partidos, em torno da candidatura de Dantas.

O governador foi o último a fazer uso da palavra, antes da foto oficial, com todos de braços dados e erguidos. Dantas lembrou que convidou Lessa para uma conversa, no Palácio República de Alagoas, assim que assumiu o comando do governo do Estado, para se aconselhar com o ex-governador.

“A experiência de Lessa como governador e prefeito de Maceió vem para somar a minha disposição para o trabalho. Alagoas precisava de uma chapa forte, comprometida com o povo e os servidores públicos. Agora tem. Vamos à vitória”.

Encerrados os discursos, o senador Renan pediu para que Lessa assinasse a Carta-Compromisso, reafirmando assim sua disposição do lutar por Alagoas, em defesa das causas populares e dos mais necessitados.  

No documento, os candidatos majoritários (Dantas, Lessa e Renan Filho) refirmam “o compromisso comum de trabalhar pelo bem de Alagoas e de seu povo, unindo forças em aliança política para vencer as eleições deste ano no Estado”.

CARTA-COMPROMISSO

Reunidas nesta data em Maceió (AL), as direções regionais do Movimento Democrático Brasileiro – MDB e do Partido Democrático Trabalhista – PDT em Alagoas afirmam seu compromisso comum de trabalhar pelo bem de Alagoas e de seu povo, unindo forças em aliança política para vencer as eleições deste ano no Estado.

Os dois partidos afirmam que a aliança, materializada na indicação, pelo PDT, de Ronaldo Lessa como candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Paulo Dantas, do MDB, buscará ampliar ainda mais o leque de aliados, tanto de partidos políticos quanto de entidades e organizações da sociedade civil, de modo a dar-lhe a maior pluralidade e representatividade possível.

A aliança é selada em torno de propostas e projetos, a começar pelo compromisso firme e irremovível com a Democracia e o Estado de Direito, que devem ser defendidos pelo conjunto da sociedade, frente às ameaças e riscos que atualmente enfrentam.

MDB e PDT, que nasceram das lutas do povo brasileiro e alagoano pela liberdade e a prosperidade, se comprometem a manter e avançar nas conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas obtidas por Alagoas desde janeiro de 2015. Não podemos permitir, porque nosso povo não deseja, recuos a um passado de violência, corrupção, demagogia e malversação dos recursos do Estado. Esses tempos, definitivamente, ficaram para trás e não devem voltar.

Reafirmamos o compromisso de manter o combate ao crime que vem reduzindo fortemente a violência em nosso Estado, sustentando a política de Segurança Pública acertada e humanizada que nos últimos anos transformou Alagoas, trazendo a paz tão almejada pelas famílias.

Garantimos que seguiremos, juntos, fazendo os investimentos maciços na Saúde Pública que projetaram Alagoas no país, por evitar a perda de milhares de vidas, exatamente no momento em que enfrentamos a mais devastadora pandemia que a Humanidade conheceu nos últimos séculos. Da mesma forma vamos avançar com a revolução na Educação, melhorando a escola pública, valorizando o magistério e o ensino em tempo integral; e a Cultura, que ilumina o povo e emprega trabalhadores.

Este compromisso partidário alcança também a agropecuária, o diálogo permanente com as classes produtoras urbanas e rurais, e igualmente a Infraestrutura, área em que Alagoas experimenta progresso notável. A malha viária, ´por exemplo, se expandiu em quantidade e qualidade, interligando todas as 102 cidades do Estado com asfalto.

Por fim, MDB e PDT se comprometem a manter saudável e sem sobressaltos a vida financeira do Estado, com as contas acertadas, salários do funcionalismo em dia, responsabilidade fiscal, veto ao desperdício de dinheiro público e trabalho incansável para atrair investimentos produtivos para Alagoas, a fim de gerar empregos, salários e uma economia dinâmica.

Alagoas pode contar conosco para avançar. O rumo está correto.

 

Maceió, 1º de agosto de 2022

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *