Rodrigo Cunha é lançado candidato ao Governo de Alagoas

02 / 08 / 22

Senador teve seu nome homologado na Convenção do União Brasil de Alagoas, tendo a deputada estadual Jó Pereira (PSDB) como sua candidata a vice-governadora

Autor: Heliana Gonçalves, G1 AL

Rodrigo Cunha candidato a governador de Alagoas pelo União Brasil
União Brasil em Alagoas oficializou, em convenção partidária realizada na tarde deste sábado (30), a candidatura de Rodrigo Cunha ao governo do estado. Para vice, o partido anunciou o nome de Jó Pereira (PSDB), e para o Senado, o candidato é Davi Davino (PP).

O ato aconteceu nas dependências do Empresarial Norcon, no bairro Mangabeiras, em Maceió, mais de uma semana após o início do período para realização das convenções partidárias, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Perfil

Rodrigo Santos Cunha nasceu em 11 de maio de 1981. Natural de Arapiraca, segunda maior cidade do estado, ele atualmente é Senador e tem 41 anos. É filho de Ceci Cunha, deputada federal assinada em 1998, ao lado do marido, pai de Rodrigo, e de mais dois parentes, em um dos crimes políticos de maior repercussão em todo o país, chamado de Chacina da Gruta.

“Não é só o Rodrigo, mas sim o que o Rodrigo Cunha representa para Alagoas que vai fazer desse estado um estado para todos, um estado com dignidade, um estado que venha investir nas crianças desde cedo, atráves da sua educação com qualidade, que permita o desenvolvimento econômico para que as empresas cresçam, mas também um estado que não fique concentrado no poder de poucos”, afirmou.

Propostas

Entre as principais propostas de Rodrigo Cunha estão:

  • Zerar o analfabetismo em Alagoas
  • Levar a CNH Social para todo o estado
  • Ampliar o número de delegacias especializadas para mulheres e colocá-las em funcionamento em tempo integral
  • Criar linhas de crédito, empreendimento e qualificação específicas para mulheres alagoanas

Alianças

Além de fechar a chapa com o PSDB, o União Brasil confirmou aliança com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do prefeito de Maceió, JHC, e também com o Partido Progressista (PP), do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Uma coligação divergente quando se trata do apoio político em nível nacional. Rodrigo Cunha é de um partido político que vai apresentar candidatura própria à presidência, tendo confirmado Luciano Bivar como pré-candidato. Mesmo assim, Arthur Lira, que já deixou claro seu apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PL) à presidência, é apoiador de Cunha na disputa ao governo do Estado.

Trajetória política

Rodrigo Cunha está em seu primeiro mandato como senador (2019-2027). Foi o senador mais bem votado de Alagoas, com 895.738 votos. Em 2014, quando se elegeu deputado estadual, também foi o candidato mais votado à época.

É formado em direito e tem pós-graduação em gestão de projetos e direito do consumidor. Foi superintendente do Procon em Alagoas e vice-presidente da Associação Brasileira de Procons. Em 2013, foi eleito membro da Comissão Nacional de Proteção ao Consumidor e Acesso à Justiça.

Nos dois primeiros anos de mandato no Senado Federal, Rodrigo presidiu a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), por onde passam temas de grande relevância para o país. É da CTFC a missão de monitorar os gastos públicos; fiscalizar os atos do governo federal e atuar para previnir a corrupção.

Atualmente, é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT), responsável pela análise de projetos que envolvam tecnologia e inovação, assim como fomento à pesquisa e ao desenvolvimento em nosso país.

Rodrigo Cunha é candidato ao governo de Alagoas — Foto: Reprodução TV Gazeta

Rodrigo Cunha é candidato ao governo de Alagoas — Foto: Reprodução TV Gazeta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *