Ricardo Rodrigues
Saudades das vidas perdidas
Uma homenagem àqueles que se foram antes do tempo, ceifados por esta maldita pandemia que não poupa ninguém, nem mesmo os comediantes
Por Ricardo Rodrigues
Saudades das vidas perdidas, ceifadas pela pandemia, pela violência e pela omissão das autoridades. Saudades das criancinhas que morrem de fome, antes de completar um ano, ou vítimas de balas perdidas, dos crimes de infanticídios, parricídios e facadas assassinadas. Saudades dos tempos em que o lar era sagrado, as escolas eram seguras e creches não viviam cenas de terror.
Saudades das cidades pacatas, das ruas acolhedoras, dos becos em festa e das vilas de Martinho e companhia. Saudades do humor contagiante dos humoristas que desafiaram o sistema, fizeram rir e foram assassinados. Saudades dos trejeitos do ator Paulo Gustavo para dizer sorrindo coisas sérias; para mostrar o caminho do amor ao próximo sem ser politicamente correto.
Perdemos as criancinhas assassinadas na creche de Saudades, em Santa Catariana, no mesmo dia que perdemos o sorriso de Paulo Gustavo, deixando o Brasil numa espécie de luto nacional. Perdemos outras crianças, outros jovens e adultos para essa doença terrível, essa pandemia desgraçada. Já são mais de 411 mil vítimas da Covid-19, entre elas tantas pessoas queridas.
Quem não tem entre os seus uma vítima dessa peste bubônica, dessa gota serena – como chamávamos as doenças incuráveis de antigamente? Saudades dos velhos tempos nos faz lembrar até da gripe espanhola, que tinha esse nome sugestivo, mas seu vírus teve origem nos Estados Unidos da América – a meca do capitalismo. Cem anos depois, o vírus da Covid-19 aparece no lado oposto, na China – a meca do comunismo.
A origem do mal, o ovo da serpente, tem que ser investigado, mas a cura da doença é prioridade. Seria e foi em praticamente todo o mundo, menos no Brasil, como ficou comprovado no primeiro depoimento da CPI da Pandemia, no Senado. Quando um ex-ministro do governo revelou a forma negligente com que o presidente tratou a doença, negando as orientações da Ciências e impondo um remédio sem eficácia comprovada.
Mataram o nosso riso. Implantaram o terror. O descaso. A corrupção. A dor. Que a morte de Paulo Gustavo não seja em vão, como pediu a atriz Tatá Werneck, em sua página da rede social. Que a morte das demais vítimas da Covid-19, entre elas tantos amigos, amigas e parentes, também não fique vão. Do mesmo jeito que não fiquem em vão as vidas ceifadas pela violência, pela fome e indulgência.
“Dizem que quando algum que amamos morre, deixa de viver entre nós, para viver dentro de nós”. Que o sorriso contagiante do comediante Paulo Gustavo permaneça, então, dentro de nós. Apesar de tanta tristeza. Que se dissipe a dor e nos traga esperança de nunca mais ver um ataque às crianças, como vimos em Santa Catariano, no Sul do País. Que em Saudades, as flores aliviem as dores, na lembrança dos anjinhos e suas professoras que se foram.
“Criança não foi feita para morrer criança”, já dizia o saudoso Dom Helder Câmara, para responsabilizar os governantes que fizeram pouco caso com a mortalidade infantil, deixando morrer aos milhares os “anjinhos” no Brasil. E o que é pior: de fome. Na mesma entrevista que se indignou contra a fome em nosso País, Dom Helder contou uma história comovente da mãe que acabara de perder um filho recém-nascido.
– Quando o filho mais velho quis saber para onde o irmão estava indo depois de morto, a mãe disse que o irmãozinho iria para o céu. Foi quando o filho maior perguntou para mãe se no céu tem pão.
No céu tem nuvens de algodão. Nas nuvens da grande rede, milhares de informações. Frases e registros históricos que facilitam a compreensão da atual conjuntura. E nos fazem sonhar com dias melhores, como pessoas melhores, como a paraibana Juliette, a grande campeã do BBB-21. Ela que, depois de 100 dias confinada, foi corada campeã do reality show, no mesmo dia que perdíamos Paulo Gustavo, entre milhares de vidas perdidas para Covid-19.
Quem dera, então, que saudade não lembrasse tragédias, fosse apenas inspiração para boleros ou nome de cidade: Saudades…
Se uma frase só não basta, parafraseando Dom Helder, deixo essa, para evitar que outros humoristas sejam vítimas da Covid-19, como foi Paulo Gustavo; como foram outros artistas, que queimaram a largada e partiram para outro plano, antes do tempo: “Comediante não foi feito para morrer antes, foi feito para morrer mais adiante”. Afinal, a vida na Terra segue mais triste sem eles.
Este Blog é independente, todo conteúdo é de responsabilidade do seu idealizador.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
ASA conquista primeira vitória fora de casa
Guarani 0 x 1 ASA – Bugre retorna a zona de rebaixamento e se complica ainda mais
Consultas especializadas serão agendadas nos postos de saúde
Usuários não precisarão mais enfrentar filas e ir à unidade de saúde, diz Sesau
Gaúcha que falou mal do Nordeste tem perfil hackeado
Mensagem “Perfil hackeado por conter apologia a Xenofobia” foi publicada no perfil @sophiaofdreams