Concursos

Ufal contrata técnicos e professores

O novo pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho, João Paulo Fonseca de Almeida, que assumiu o cargo na sexta-feira (1), garante que a Ufal continua com a programação de nomeações e realização de concursos para técnicos e professores, apesar dos cortes no orçamento da União.

Desde o início do ano, quando a presidente Dilma Roussef anunciou cortes no orçamento, alguns órgãos públicos federais suspenderam contratações. Em Alagoas, foi o caso do Ifal e da Eletrobrás. Mas João Paulo explica que as universidades não foram afetadas pela portaria, publicada no dia 28 de março, que suspende, por tempo indeterminado, os efeitos das portarias de autorização para realização de concursos públicos e para provimento de cargos públicos.

“Já estamos trabalhando para as nomeações dos aprovados nos concursos referentes aos bancos de técnico administrativo e docente da Ufal, que não sofreram o impacto da portaria do Ministério do Planejamento, uma vez que foram instituídos por decreto”, explica o novo pró-reitor.

Em relação ao último concurso realizado para os cargos de técnico-administrativos, o resultado deverá ser divulgado no dia 15 de abril. “Os candidatos aprovados serão nomeados conforme a efetiva disponibilidade dos cargos a serem preenchidos”, garante João Paulo.

O pró-reitor também avisa que estão sendo finalizados novos editais para concursos públicos. “Estamos concluindo a seleção de professores visitantes, com perfis de alta qualificação para reforçar o quadro dos cursos de pós-graduação e ainda estamos programando um novo concurso para professores ainda para o segundo semestre de 2011”, comunica João Paulo.

:. Novo Pró-reitor vai dar continuidade às ações

João Paulo é técnico administrativo da Ufal há seis anos e está na Progep desde 2006. Neste período, ele já coordenou a Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Servidores Técnicos (CIS) e assumiu a função de Coordenador de Processos Seletivos, substituindo a Pró-reitora Silvia Cardeal em várias ocasiões, por isso conhece bem o funcionamento e rotinas e tem a missão de planejar, coordenar e acompanhar todas as atividades de gestão de recursos humanos e dos processos de trabalho. Agora, com a solicitação de afastamento da Pró-reitora, ele assumiu o cargo oficialmente.

“Vamos continuar realizando as ações importantes da Progep, voltadas para a qualificação e o bem estar dos servidores”, diz o Pró-reitor. Ele garante que os eventos como Encontro dos Servidores e Fórum dos Secretários serão realizados com todo o apoio da gestão. “São encontros que permitem uma troca de experiência que enriquece o trabalho realizado na instituição”, pondera.

Além disso, serão reforçadas as ações do Sistema Integrado de Assistência à Saúde do Servidor (SIASS), com atividades como o exame periódico e o auxílio saúde. “E ainda temos outras ações que devem ser integradas ao nosso planejamento, visando um ambiente de trabalho que estimule a criatividade do nosso servidor”, garante o pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho.

Lenilda Luna – jornalista

Este Blog é independente, todo conteúdo é de responsabilidade do seu idealizador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *