Lewis Hamilton recebe título de cidadão brasileiro

09 / 06 / 22

Votação no Congresso foi simbólica, após debate de cerca de 10 minutos

Autor: Por Gabriel Araújo* - São Paulo

Lewis Hamilton segura bandeira do Brasil após vencer GP em Interlagos
Votação no Congresso foi simbólica, após debate de cerca de 10 minutos sobre piloto heptacampeão mundial de Fórmula 1

O heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton se tornou cidadão honorário do Brasil nesta quinta-feira (9), com a aprovação de um projeto de lei pela Câmara dos Deputados.

A medida foi proposta pelo deputado André Figueiredo, do PDT-CE, após o Grande Prêmio do Brasil do ano passado, quando o piloto britânico levantou uma bandeira brasileira ao vencer a prova no circuito de Interlagos, em São Paulo.

Hamilton apoiou a medida em abril, quando visitou São Paulo e fez um discurso em um evento focado em transformação digital e empresarial, dizendo que ficaria honrado em receber o título.

A Câmara fará agora uma sessão solene para entregar a cidadania honorária ao piloto de 37 anos. A data ainda não foi marcada.

Figueiredo elogiou o piloto da Mercedes por sua celebração ao país no ano passado e apontou que ele sempre considerou o tricampeão da categoria Ayrton Senna como seu ídolo de infância.

O deputado Jhonatan de Jesus, dos Republicanos-RR, disse em seu relatório que Hamilton tem uma relação “profunda e emocionalmente forte” com o Brasil e que a homenagem é merecida.

“A proximidade de Hamilton com esses gestos somam-se a seu indiscutível mérito desportivo… Suas posições públicas em defesa de relevantes pautas, como o meio ambiente, defesa dos animais, direitos dos negros, das mulheres e diversos temas dos direitos humanos devem ser lembrados e ressaltados”, disse o deputado.

A votação no Congresso foi simbólica, e o debate durou cerca de 10 minutos. Alguns membros do Congresso, no entanto, receberam o projeto com críticas.

“Reconheço os feitos do piloto Lewis Hamilton, todas as suas vitórias na Fórmula 1… [Mas] esse projeto deixa claro, para mim, que infelizmente nós não estamos tendo prioridade no Congresso Nacional para poder realmente endereçar os problemas estruturais da população brasileira.”, afirmou o deputado Tiago Mitraud, do Novo-MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *