Sertão: IMA realiza operação de fiscalização e conscientização

22 / 07 / 11

O Riacho do Talhado é um dos rios perenizados com as águas do Rio São Francisco, após a construção da barragem da hidrelétrica de Xingó

Fiscalizar a implantação e ampliação de empreendimentos nas margens do Riacho do Talhado, além de realizar atividades educativas com moradores de comunidades ribeirinhas. Esse são os objetivos da operação que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza, desta sexta (22) até o próximo domingo (24), no município de Delmiro Gouveia.

O Riacho do Talhado é um dos rios perenizados com as águas do Rio São Francisco, após a construção da barragem da hidrelétrica de Xingó. Por conta dos atrativos naturais, recebe turistas de todo o país. Recentemente, após a veiculação de imagens da região em uma telenovela, o fluxo de visitantes aumentou e, junto com ele, a oferta de serviços e pontos de apoio na área.

A operação do IMA prevê ações de fiscalização nas ‘prainhas’ e arredores, com a participação do Batalhão de Polícia Ambiental. “A nossa intenção é alertar os empresários locais sobre a necessidade de se construir obedecendo as normas. É preciso que todos procurem adequar os empreendimentos para que não haja necessidade de punição, mas principalmente para diminuir os impactos sobre a biodiversidade local”, explica o diretor-presidente do Instituto, Adriano Augusto de Araújo Jorge.

Além das ações de fiscalização, estão previstas também atividades educativas no povoado Cruz e no assentamento Lameirão. Nessas, mais de 50 famílias deverão estar envolvidas. As atividades incluem palestras e conversas com pescadores artesanais, oficina para produção de sabão, jogos educativos e cine ambiental voltado para as crianças.

Participam da operação equipes da Diretoria de Unidades de Conservação (Diruc); Gerência de Educação Ambiental – da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa (Didep), e Batalhão Ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *