Alagoas terá 150 milhões de dólares do Bird

10 / 04 / 12

Em Washington para encontro com investidores, governador Teotonio Vilela fecha acordo para liberação de financiamento com o banco

O governador Teotonio Vilela fechou ontem com o Banco Mundial, em Washington (EUA), o financiamento de 150 milhões de dólares para o combate à pobreza extrema e diminuição da pobreza em Alagoas. Esses recursos contemplarão projetos em dez secretarias de Estado, em ações específicas de educação, saúde, segurança do cidadão, inclusão produtiva e modernização da gestão pública.

Teotonio chegou a Washington às 13h de segunda-feira (9) e passou a tarde reunido com os executivos do Banco Mundial na América Latina e Caribe, Monsoora Rashid, responsável pela área de Desenvolvimento Humano, Gaston Blanco, especialista sênior da área de Proteção Social e Desenvolvimento Humano e Sarah Berger, também especialista em Proteção Social e Desenvolvimento Humano. “Alagoas receberá esses recursos que serão contratualizados nos próximos seis meses”, anunciou.

Segundo o governador, técnicos do Banco Mundial estarão em Alagoas em maio próximo para a oitava e última missão no Estado, depois de um ano e cinco meses trabalhando nos projetos estaduais para enfrentamento à pobreza. “A nossa expectativa é de que a partir de 2013 já possamos começar a executar nossos projetos com recursos desse financiamento”, enfatizou. “O Banco precisa de seis meses para análise final e mais um mês para a contratação dos recursos”, acrescentou. Os projetos citados pelo governador Teotonio estão sob a gestão da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande).

“São projetos consistentes a ser executados nos próximos anos, podendo chegar até 2016. Uma das orientações prioritárias do banco para que o nosso governo possa realizar cada um desses projetos com êxito é a qualificação da gestão pública, através da capacitação dos nossos gestores”, disse o governador que, nesta terça-feira (10), participa da conferência que discutirá as potencialidades do Nordeste para investimentos privados, com a participação do Banco Mundial, Bird, BNDES e Banco do Nordeste.

O governador alagoano vai falar sobre três setores estratégicos para o Estado, a exemplo da cadeia produtiva da Química e do Plástico, o álcool e etanol a partir da palha da cana, e a questão da energia através do bagaço da cana. Acompanham Teotonio nessa viagem, o secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, e o diretor para Assuntos Internacionais do governo, Eduardo Magalhães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *