JHC acusa mesa de agir de forma covarde contra servidores
Servidores efetivos, comissionados, além de aposentados e pensionistas, estão com salário e décimo terceiro atrasados
O deputado JHC (Solidariedade) vem criticando duramente a postura da Mesa Diretora da Assembleia em relação aos servidores da casa. JHC afirma que, como vem se tornando habitual nos últimos anos, os servidores do Legislativo alagoano estão com o pagamento referente ao mês de dezembro em atraso. A diferença é que, desta vez, não há perspectivas de que a Assembleia honre tão cedo com seus compromissos.
Servidores efetivos, comissionados, além de aposentados e pensionistas, estão com salário e décimo terceiro atrasados. A situação é tão grave que, no apagar das luzes, pouco antes de assumir vaga no Tribunal de Contas do Estado, o ex-presidente da Mesa Diretora, Fernando Toledo, chegou a publicar portaria (no início deste mês) no Diário Oficial do Estado que exonerava todos os servidores comissionados, com efeito retroativo ao início de dezembro, desobrigando, portanto, a Assembleia de pagar os salários do mês já trabalhado. Uma verdadeira aberração.
“Mais uma vez, a Mesa Diretora da Assembleia age de maneira irresponsável e covarde. Ao longo de muitos anos, tornou-se praxe a gastança de dinheiro do duodécimo para posterior solicitação de verba extra ao Executivo estadual. Uma prática nociva e que novamente arrebenta a corda do lado mais fraco: o servidor. Não descansarei enquanto os funcionários da Assembleia não estiverem com seus salários em dia, um direito legítimo de quem trabalha e não pode ser submetido a esse tipo de constrangimento”, afirma o deputado JHC.
Rateio do Fundeb
JHC lembra ainda que outra questão de extrema importância vem tirando o sono de trabalhadores alagoanos. A votação que autoriza o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ainda está pendente no Legislativo. Na manhã desta quinta-feira (15), professores fizeram protesto nas dependências da Casa de Tavares Bastos para pressionar os deputados a apreciarem o tema, o que pode impedir a devolução dos recursos ao Ministério da Educação.
“Sabemos que a existência do rateio é um indicador da falta de planejamento no investimento de recursos na Educação no Estado de Alagoas, mas, independente disso, a divisão do excedente entre os profissionais da área é um direito que não pode ser desrespeitado. A apreciação da matéria que trata do tema é urgente e assim deve ser encarada pelo Legislativo alagoano”, conclui JHC.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Brasil se aproxima das 235 mil mortes por Covid
Pais vem registrando uma média de mais de mil óbitos pela doença, por dia
Por outro lado, a mobilidade dos capitais internacionais auxilia a preparação e a composição das regras de conduta normativas. Por outro lado, a mobil
Do mesmo modo, a valorização de fatores subjetivos não pode mais se dissociar dos procedimentos normalmente adotados.
Samba Alagoas: PM garante reforço ao evento
Reforço será feito pelo Bptran, Batalhão de Eventos, Bope e Cavalaria