Fapeal lamenta falecimento do professor José Wilbert

17 / 06 / 20

Matemático contribuiu para criar a fundação em 1990, juntamente com a pesquisadora Marília Goulart e o então deputado estadual José Medeiros

No ano em que completa 30 anos de existência, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) lamenta o falecimento de um dos principais protagonistas de sua criação, o professor e pesquisador José Wilbert de Lima, nesta segunda-feira, 15/06/2020.

O matemático professor doutor José Wilbert de Lima foi docente Universidade Federal de Alagoas (Ufal), até sua aposentadoria, em novembro de 2018.

Através de comunicado oficial, o Instituto de Matemática da Ufal destacou o trabalho do professor José Wilbert na criação do estatuto da Fapeal.

De acordo com texto publicado em 2014, o então deputado José Medeiros (in memoriam) registrou que “Em 1982 (…) fui escolhido presidente da Comissão Constituinte, que elaborou a Constituição Estadual. No início desse trabalho, fui procurado por um grupo de professores da Ufal. Tentavam apresentar uma Emenda Popular que inserisse, na Carta Magna Estadual, um capítulo sobre Ciência e Tecnologia (…) Ali nascia a semente da futura Fapeal”.

A constituição estadual foi promulgada em 5 de outubro de 1989. No grupo mencionado pelo professor Medeiros, estavam os professores José Wilbert Lima e Marília Goulart (do Instituto de Química da Ufal), que mais tarde atuariam diretamente junto à Assembleia Legislativa de Alagoas, para a criação da Fapeal:

“Meses depois, apresentei, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Complementar que definia a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Um minucioso trabalho que se tornou o Estatuto da Fapeal, coordenado pelo professor José Wilbert de Lima e supervisionado pelo jurista Carlos Mero”, declara ainda a reminiscência escrita do Dr. Medeiros.

“O nome de Wilbert estará sempre presente na CT&I de Alagoas, por suas imensas contribuições”, declarou a doutora Marília Goulart.

O professor Fábio Guedes Gomes, que preside a Fapeal e o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), reflete:

“No Brasil, a construção de instituições é um projeto coletivo, que em determinado momento atende aos anseios da sociedade e as necessidades do momento. Mas nem sempre a classe política tem a sensibilidade e compreensão dos principais problemas e as soluções de longo prazo. A criação da Fapeal é o exemplo de uma feliz combinação nesse sentido. Um sonho de um grupo de acadêmicos e pesquisadores e o pragmatismo da política pensando mais longe. O professor José Wilbert pode-se dizer que era a pessoa certa no momento adequado. Muito jovem ainda, com a professora Marília Goulart, conseguiu com argumentos científicos e técnicos convencer da importância de Alagoas contar com uma instituição de importância vital para alavancar o financiamento da ciência e articular o estado aos programas federais em CT&I”.

O professor José Wilbert de Lima foi diretor científico da Fapeal por quatro anos, de março de 1991 a março de 1995.

Terça, 16 Junho 2020 15:24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *