Tutmés sanciona elevação de entrância de comarcas judiciais
Alteração confere maior importância na hierarquia da estrutura organizacional da Justiça e favorece permanência de juízes nas cidades
As Comarcas de Girau do Ponciano, Mata Grande, São José da Tapera e Feira Grande, no interior de Alagoas, foram elevadas da primeira para a segunda entrância. O projeto de lei que promove essa modificação foi sancionado pelo governador em exercício do Estado, desembargador Tutmés Airan, na tarde desta sexta-feira (02), durante solenidade realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.
A alteração, que modifica a Lei nº 6654/2005, confere maior importância na hierarquia da estrutura organizacional do Poder Judiciário de Alagoas. Tutmés Airan ressaltou que a mudança aumenta os incentivos para que os magistrados permaneçam mais tempo nessas unidades.
“A gente tenta fazer com que todos os obstáculos à boa jurisdição sejam removidos. Obstáculos simples, mas que travam”, disse o presidente do Tribunal de Justiça, para na sequência lembrar de outras medidas fizeram a Justiça avançar no último biênio.
O juiz Sóstenes Alex, presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), destacou o apoio e a sensibilidade que Tutmés Airan tem tido durante sua gestão para com os magistrados, e frisou a importância da medida sancionada.
“Em nome da magistratura eu queria parabenizar a vossa excelência por esse momento histórico”, disse.
Participaram, ainda, da solenidade o secretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias; o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias; o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório; o secretário da Coordenadoria de Direitos Humanos do TJAL, Pedro Montenegro, e o defensor público geral, Carlos Eduardo de Paula.
OUTRAS NOTÍCIAS
Sexta, 02 Outubro 2020 16:32
ALAGOAS
Delegacia Especial dos Crimes Contra Vulneráveis fecha rede de proteção em Alagoas, diz Tutmés Airan
Projeto de lei foi encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador em exercício
Texto de Severino Carvalho
O governador em exercício, desembargador Tutmés Airan, determinou, nesta sexta-feira (2), o envio à Assembleia Legislativa do projeto de lei que cria a Delegacia Especial dos Crimes Contra Vulneráveis. A matéria segue para apreciação do parlamento e a expectativa é de que retorne ao Poder Executivo para sanção ainda este ano.
Para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), no exercício do cargo de governador, a criação da Delegacia Especializada fecha a rede de proteção estatal às populações vulneráveis.
“Fechamos a rede de proteção, que começa naturalmente com a queixa de alguém que foi vulnerabilizado, vítima de violência. Essa queixa tem que ser feita num espaço apropriado para isso. Daí a necessidade de criação dessa delegacia, que não pode e nem deve ser uma delegacia como outra qualquer. Daí nasce o inquérito que vai para a Vara de Combate aos Crimes Contra as Populações Vulneráveis; entra a Defensoria Pública, fazendo eventualmente, a defesa; o Ministério Público cuidando de ofertar a denúncia e, assim, todo o mecanismo estatal se move na defesa de uma população que precisa”, pontuou Tutmés Airan.
Pelo projeto, a Delegacia Especializada será denominada Tia Marcelina, uma homenagem à mãe de santo que resistiu bravamente à invasão de seu terreiro no malfadado episódio ocorrido em 1912, que ficou conhecido como o “Quebra de Xangô”, em que os espaços destinados aos cultos de religião de matriz africana foram destruídos em Alagoas.
“Essa delegacia se insere no compromisso de reparar essa dívida que o Poder Público, não só o Executivo, tem para com as populações negras e vulneráveis”, destacou o secretário da Coordenadoria de Direitos Humanos do TJAL, Pedro Montenegro.
Durante a solenidade, o secretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias, fez a entrega do projeto de lei ao governador em exercício para assinatura. Em seguida, a proposta foi acolhida pelo deputado estadual Francisco Tenório, representante da Assembleia Legislativa.
“Como deputado, estou aqui para recepcionar esse projeto de lei, levá-lo ao nosso presidente Marcelo Victor já com a incumbência de fazer com que ele passe por todos os trâmites da maneira mais breve possível para que, talvez ainda este ano, a gente consiga implementar na prática essa delegacia”, assegurou Francisco Tenório.
A solenidade contou com a presença de representantes de grupos de direitos humanos, movimentos sociais, comunidades LGBTI+, de religião de matriz africana, de pessoas com deficiência, dentre outros.
“A criação da Delegacia Especializada é uma reivindicação antiga do Movimento e graças à chegada do desembargador Tutmés Airan à presidência do TJAL, conseguimos avançar, fazer com que essa proposta fosse concluída e hoje ela sendo apresentada e entregue à Assembleia Legislativa. Ela representa o fortalecimento de uma ação para que crimes contra as populações vulneráveis, a exemplo da comunidade LGBTQI+, não fiquem impunes”, declarou o presidente do Grupo Gay de Alagoas, Nildo Correia.
Participaram, ainda, da solenidade o procurador-geral de Justiça de Alagoas, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque; o defensor público geral, Carlos Eduardo de Paula; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Wagner Paes; o presidente da Comissão da Igualdade Social OAB-AL, Alberto Jorge, o “Betinho”; dentre outras autoridades.
Sexta, 02 Outubro 2020
AUDIÊNCIAS VIRTUAIS
1º Centro de Telepresença do país ficará pronto em dezembro
Ordem de serviço para a retomada das obras foi assinada nesta sexta-feira (02) pelo governador em exercício, desembargador Tutmés Airan
Texto de Severino Carvalho e Bruno Soriano
O 1º Centro de Telepresença do país, que está sendo instalado no Complexo Penitenciário de Maceió, ficará pronto em dezembro. A retomada da obra, em fase final de conclusão, foi autorizada pelo governador em exercício, desembargador Tutmés Airan, que assinou a ordem de serviço em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (02), no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.
Orçada em R$ 1.180.094,62, a obra garantirá ao sistema prisional alagoano um espaço criado exclusivamente para a realização de audiências virtuais com os reeducandos. “Trata-se de uma pequena grande obra. Pequena porque, do ponto de vista econômico, é uma obra modesta, mas é grande pelos benefícios que traz para a sociedade”, enfatizou Tutmés Airan.
Em fase final de acabamento, o Centro de Telepresença será dotado de uma estrutura moderna, seguindo todas as normas técnicas de construção e acessibilidade. A edificação de 321,69m² terá painéis de isolamento acústico e cortinas com absorção de som.
Serão oito celas com capacidade para seis pessoas, além de seis salas reservadas para as audiências, que irão comportar até 12 pessoas simultaneamente, tornando possível a realização de até 48 audiências por dia.
O sistema de telepresença foi implantado em 2015, quando, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), as escoltas para Varas e Comarcas de todo o estado deram lugar à oitiva do reeducando no próprio complexo penitenciário, o que otimizou os procedimentos, proporcionando economia aos cofres públicos, além de mais segurança à sociedade alagoana.
“São muitos os benefícios”, destacou o governador em exercício. “Em primeiro lugar, temos a segurança, porque não vai mais precisar transportar preso de uma cidade a outra para realizar uma audiência. Isso evita, por exemplo, eventual resgate, problema grave de segurança pública. Há o benefício da economia, que é enorme; e tem, ainda, o benefício da comodidade, porque todos ficam num espaço digno, perto de onde os presos estão habitando” acrescentou.
As salas serão equipadas com painéis acústicos, microfones, câmeras e TVs, conferindo, assim, qualidade e legitimidade às audiências. Recepção, áreas administrativa e de serviço, copa e parlatório, além de uma entrada específica para a escolta dos reeducandos, completam a estrutura do equipamento.
Assinaram, também, a ordem de serviço, como testemunhas, os secretários de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias; e o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas.
“Este é um momento ímpar para o Estado de Alagoas. Em 2019, realizamos quase três mil audiências. Agora, a expectativa é que esse número aumente com a inauguração do Centro, em razão da estrutura que vamos oferecer. Mais que isso, vamos revolucionar e consolidar a forma como são feitas as audiências telepresenciais, atendendo as necessidades do Judiciário e da população carcerária”, afirmou Marcos Sérgio.
Prestigiaram a solenidade de assinatura da ordem de serviço o juiz auxiliar da Presidência do TJAL, Manoel Cavalcante; e o secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel Marcos Henrique do Carmo.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Jonatas Moreira recebe chefs do Recife e Belo Horizonte
Encontro de Sabores será no próximo dia 20 de março, às 20h, no restaurante Akuaba
PM descobre desmanche de motocicletas no Tabuleiro
Rastreamento feito por GPS permitiu localizar motocicleta roubada na parte alta de Maceió
PC procura homem que tentou matar companheira
Marcos Manoel da Silva tentou assassinar Maria Josiane da Silva, na Fazenda Onça, em Novo Lino