Close

Matérias Especiais

Hora do Planeta 2022 propõe construir futuro com justiça climática

17 / 03 / 22

Sábado, dia 26 de março de 2022, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes e participe! A Hora do Planeta

Autor: WWF-Brasil

Construir o futuro com justiça climática é a proposta da Hora do Planeta 2022, que terá formato digital e poderá ser acessado a partir das 20h30 de sábado, 26 de março

Muito mais que apagar as luzes de fachadas, monumentos, residências e prédios públicos, a Hora do Planeta é o maior e mais tradicional movimento global de conscientização sobre a natureza do mundo e visa engajar e conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger e preservar o meio ambiente. Pela terceira vez consecutiva e ainda no contexto da pandemia, a Hora do Planeta –

ação realizada pela Rede WWF – terá formato digital e trará como tema #ConstruaNossoFuturo.
Anote na agenda: 26/03 (sábado), das 20h30 às 21h30 (horário de Brasília).
© Fornecido por eCycleA Hora do Planeta 2022 no Brasil dará continuidade à mobilização e aos debates da COP-26, buscando dar visibilidade a projetos de restauração de ecossistemas e a vozes da juventude, dos povos tradicionais, dos indígenas, das comunidades extrativistas e das populações periféricas mais fragilizadas – pois são eles os que mais sofrem com a conta da injustiça climática.

Mas o que é justiça climática?

É garantir que as pessoas que menos causam o aquecimento global, mas que são as primeiras e mais prejudicadas pela crise climática, tenham seus direitos preservados. Por exemplo, no campo, os agricultores que produzem de maneira responsável – cuidando da natureza para que seus recursos sejam suficientes para o agora e assegurando que não acabem amanhã. Eles sofrem com as secas extremas ou o excesso de chuvas por causa das mudanças climáticas e perdem suas produções e fonte de renda.

“E esses são apenas os efeitos imediatos, assim como acontece com as enchentes nas grandes cidades. É fácil perceber que esse e outros grandes desafios ambientais não são questões só da natureza. O cenário e os problemas atuais impactam tanto o meio ambiente, quanto as pessoas. Por isso, a importância de construir hoje um futuro mais justo, saudável e harmonioso para todos”, explica Giselli Cavalcanti, Estrategista de Campanhas do WWF-Brasil.

“Como? Ouvindo e amplificando a voz de comunidades, apoiando soluções inovadoras apresentadas pelos jovens e incentivando que a juventude ocupe espaços de tomada de decisão e liderança. O mundo é feito por pessoas. São elas que vão nos tirar da atual rota de destruição  e precisamos começar essa mudança repensando nossos hábitos cotidianos e dando oportunidade para que novas lideranças tomem decisões. Nesse momento crítico, mais do que nunca, precisamos de coragem e da força da juventude para cobrar e exigir ações ambiciosas que protejam o nosso planeta”, complementa Cavalcanti.

Monumentos participantes

Uma das atrações da Hora do Planeta é o tradicional apagar de luzes de monumentos, fachadas e prédios históricos pelo mundo. No Brasil, o Cristo Redentor (RJ), o Museu do Amanhã (RJ), , MAC (RJ), Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), Museu Histórico de Santa Catarina (SC), o Chalé da Pedra (Quixadá – CE), as três sedes do Instituto Moreira Salles ( Rio, São Paulo e Poços de Caldas), o Museu das Minas e dos Metais (MG) e o Espaço UFMG do Conhecimento (MG) são alguns dos monumentos confirmados na Hora do Planeta 2022.

“Estar diante de tantos desafios e retrocessos ambientais do nosso país requer união entre as pessoas. Por isso, convocamos a população brasileira para participar desse ato simbólico, apagando as luzes por apenas 1h, um gesto simples, mas que semeia o amor e o respeito de todos nós pelo planeta. Acreditamos que é preciso restaurar a natureza, assim como nossa relação com ela. É necessário parar de ignorar que o nosso planeta está sendo devastado e que só preservar não é mais o suficiente. É tempo de agir, é tempo de construir o nosso futuro”, finaliza Gabriela Yamaguchi – diretora de Engajamento do WWF-Brasil.

A Hora do Planeta terá o personagem Chico Bento, novamente, como embaixador, além de uma série de atividades educativas e interativas como gameshow, peça de teatro, Cine Debate, entre outros. O WWF-Brasil estará nas Redes Sociais com toda a programação digital, trazendo convidados e temas atuais para o nosso dia a dia. Mais informações: https://www.wwf.org.br/participe/especiais/horadoplaneta/

Sobre a Hora do Planeta

É o principal movimento ambiental global da rede WWF. Lançada em Sydney em 2007, a Hora do Planeta cresceu e se tornou um dos maiores movimentos de base do mundo para o meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 180 países e territórios a tomar ações ambientais tangíveis por mais de uma década.

Historicamente, a Hora do Planeta se concentrou na crise climática. Mais recentemente, tem abordado a questão premente da perda da natureza. O objetivo é criar um movimento imparável para a natureza, como aconteceu quando o mundo se uniu para enfrentar as mudanças climáticas.

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira que há 25 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Conheça: wwf.org.br

Este texto foi originalmente publicado por WWF Brasil de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original.

Muito mais que apagar as luzes de fachadas, monumentos, residências e prédios públicos, a Hora do Planeta é o maior e mais tradicional movimento global de conscientização sobre a natureza do mundo e visa engajar e conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger e preservar o meio ambiente. Pela terceira vez consecutiva e ainda no contexto da pandemia, a Hora do Planeta – ação realizada pela Rede WWF – terá formato digital e trará como tema #ConstruaNossoFuturo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Clássico das Multidões
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano

CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…

Família vítima de tragédia em São Paulo
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha

Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista.  Deslizamento…

Mestre Laurentino
Mestre Laurentino morre aos 93 anos

Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…

Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB

O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…

Sem-terra fazem manifestações em Maceió

Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…

Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso

O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…

AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento

  O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada  gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…

NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B

Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…

Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…

Alagoas sai na frente no combate ao AVC

Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…

Benedito diz que saúde não para dia 28

Categorias vão aguardar proposta do governo, diz sindicalista

Barreira sanitária é instalada em Ouro Branco, para conter a propagação da Covid-19

Uma barreira sanitária está sendo instalada em um trecho do município de Ouro Branco, no interior de Alagoas, para tentar conter a propagação do novo coronavírus nas rodovias. A ação conta com unidades do Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv), profissionais da saúde e apoio do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM). As fiscalizações começam…

Paralisação termina em 33 universidade federais

Professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) optaram pela greve

Assine nossa Newsletter

politica de privacidade