Mantida prisão de acusada na morte de reeducandos
Segundo relator do processo soltura da acusada pode dificultar a produção de provas
Durante sessão realizada na última quarta-feira (18), a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) negou o pedido de habeas corpus em favor da auxiliar de enfermagem Luciana Bezerra Lemos, acusada de participação no assassinato dos reeducandos José Juvêncio dos Santos Neto (31) e José Domingos dos Santos (41).
O advogado de defesa, no habeas corpus, alegou que Luciana Bezerra estaria sofrendo constrangimento ilegal em sua liberdade de ir e vir após a decretação da prisão temporária pelos juízes da 17ª Vara Criminal da Capital – Combate ao Crime Organizado.
Ainda em suas razões, o defensor afirma que a auxiliar de enfermagem compareceu a todos os atos quando foi convocada, prestou esclarecimentos perante a autoridade policial, Ministério Público e comissão permanente de sindicância, ou seja, colaborou com as investigações sobre os assassinatos.
Ao relatar seu voto, o desembargador José Carlos Malta Marques verificou que a situação de Luciana Bezerra é diferente de outros dois habeas corpus concedidos em favor de outros acusados pela prática dos crimes. “Há indícios de autoria em desfavor da paciente, ante os depoimentos prestados por alguns reeducandos, por meio dos quais se verifica a contribuição dela para o cometimento dos assassinatos”, evidenciou Malta Marques.
Acusada sabia de todo o plano, afirmam juízes que decretaram prisão
Trechos da decisão dos juízes da 17ª Vara Criminal informam que a auxiliar de enfermagem sabia do plano dos agentes penitenciários, tendo saído do seu local de trabalho (enfermaria) para permitir que os agentes executassem a ação criminosa.
A representação feita pela Polícia Civil com o objetivo de conseguir a decretação da prisão temporária de Luciana também demonstra que a conduta da auxiliar de enfermagem foi, no mínimo, omissiva, já que tinha o dever legal de agir e que seu comportamento contribuiu para a prática do duplo homicídio dos reeducandos.
O desembargador José Carlos Malta Marques concluiu seu voto, que foi seguido unanimemente pelos demais integrantes da Câmara Criminal, afirmando que se a acusada permanecer solta pode ameaçar os presos que depuseram indicando sua participação nos crimes e poderia dificultar a produção de provas.
“Observa-se o preenchimento dos requisitos inerentes à possibilidade de decretação da prisão temporária, tanto pela existência de fortes indícios de autoria, como por ser a medida imprescindível às investigações do inquérito policial”, finalizou Malta Marques.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Assaltante de banco é transferido para Maceió
Winter da Silva é acusado do roubo de armas de delegacia e da sede de GPM
Alagoas inicia 2015 estourando a LRF
8 Estados já passaram os limites de gastos com funcionalismo público; outros 9 correm risco
Renan consulta FAB sobre voo para implante capilar
Se foi errado, ele devolverá o dinheiro correspondente ao trajeto DF/PE