Close

Séries Jornalísticas

10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas divulga programação

16 / 07 / 23

Veja as novidades e acompanhe as notícias do evento, que deve receber um público estimado em 350 mil pessoas

Autor: Deriky Pereira

Durante dez dias, de 11 a 20 de agosto de 2023, o evento oferece muita cultura, literatura, palestras, oficinas, lançamento de livros e muito mais para o público alagoano e visitante, no Centro de Convenções de Maceió

 

Por Deriky Pereira, jornalista

 

 

A expectativa acabou! A programação oficial da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas já está no ar. Durante dez dias, entre 11 e 20 de agosto, Maceió vai contar com muita cultura, literatura, oficinas das mais variadas, espetáculos teatrais, lançamentos de livros, mesas-redondas e muito mais no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, situado no bairro de Jaraguá, em Maceió. E o melhor: tudo de graça, sem pagar nada para entrar!

Quem está ansioso ou ansiosa para conferir Paula Pimenta deve se programar: a escritora estará no auditório do Centro de Exposições no sábado, 12 de agosto, das 14h às 18h. Na sequência, será a vez de Itamar Vieira Junior, que ficará das 19h às 21h numa palestra mediada pelo professor Gian Carlo Melo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Já na segunda-feira, 14 de agosto, a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas receberá os escritores Frederico Pernambucano de Mello e Robério Santos para uma mesa com o tema Cangaço na Literatura, sob a mediação de José Malta. Robério, inclusive, também ministrará outra mesa no dia seguinte, das 16h30 às 18h, para falar sobre Mídia e Cangaço.

No mesmo dia, 15 de agosto, será a vez de Sidnei Nogueira que ministrará uma palestra das 17h às 20h, seguida de apresentação cultural com o Grupo Abí Axé Egbé. Já das 19h às 21h, Frederico Pernambucano de Mello também participará de nova mesa temática.

A quarta-feira, 16 de agosto, contará com a presença da escritora Lilia Schwarcz, que ministrará uma palestra sobre O Papel da Branquitude no Racismo Brasileiro, que também será mediada pelo professor Gian Carlo Melo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Já na sexta-feira, 18 de agosto, o jornalista Nelson Motta participa de mesa temática, mediada por Márcio Omena, que vai discutir a sua carreira artística. E no sábado, 19 de agosto, será a vez do aguardado lançamento do livro de receitas Wa Jeun: sabores ancestrais afro-indígenas, de Mãe Neide Oyá d’Oxum, seguido de apresentação musical com a cantora Naná Martins.

Mesas-redondas, palestras, oficinas e mais

Temas como A Educação Inclusiva em Alagoas, Direitos Humanos na América Latina, Editoras universitárias: cenários e perspectivas entre Brasil e Argentina, História de Alagoas escrita por mãos negras, Mulheres jornalistas e violências: gênero, raça e classe, Tecnologias digitais e práticas pedagógicas na Educação Superior, além de Educação Indígena em Alagoas são alguns dos que compõem as mesas-redondas.

As oficinas, por sua vez, terão temas como Cartoon, Desenhos divertidos com a Família, Conhecendo os Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Organização de Arquivos Pessoais, Programação e Projetos de Robótica e eletrônica com Arduíno, além de Comunicação e Produção Textual Acadêmica com foco na Pós-graduação e Imersão Tecnológica para Mulheres.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), Estudar para Aprender e Viver para Transformar, Manual de Escrita Criativa, Literatura pop para Jovens Leitores, Do quilombo aos atabaques, a estética afro-alagoana, a História de Alagoas por meio do Patrimônio Cultural e Eu não consigo Ler um Livro são alguns dos temas que a Bienal 2023 apresentará como palestras em sua programação.

Os 90 anos da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), coordenado pela professora Elaine Pimentel, os 50 anos do curso de Serviço Social e os 18 anos do Programa de Pós-graduação na Ufal, além do desastre causado a partir do afundamento do solo que causou o êxodo de mais de 55 mil moradores dos bairros Pinheiro, Mutange, Bom Parto, Bebedouro e regiões do Farol, em Maceió, também se destacam na programação com palestras e mesas-redondas.

Atrações culturais

Quem aí conhece Anne Frank? Ela será tema de um espetáculo teatral na programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas na segunda-feira, 14 de agosto, das 19h às 21h. Já a terça-feira, dia 15, contará com apresentação infantil com Flora e Alecrim em dois momentos: das 14h às 14h30 e das 15h às 15h30; no horário nobre, das 19h às 21h, será a vez de Jessier Quirino apresentar seus causos, contar histórias e conquistar o público presente.

O homenageado do evento, Jorge de Lima, também será tema de dois espetáculos: para o público adulto na quarta, 16 de agosto, das 20h às 21h e para o público infantil que terá apresentações na quinta, 17, das 10h30 às 11h20 e das 15h às 15h50.

O rapper Renan Inquérito, com o show Abrakbça, será na sexta-feira, 19 de agosto, das 11h às 13h. Já o grupo Cazuadinha se apresenta no sábado, das 15h às 16h. Todas as apresentações aqui citadas serão realizadas no Teatro Gustavo Leite, que fica localizado dentro do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Para saber mais detalhes da programação completa acesse a página inicial do nosso site.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades aqui no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Clássico das Multidões
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano

CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…

Família vítima de tragédia em São Paulo
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha

Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista.  Deslizamento…

Mestre Laurentino
Mestre Laurentino morre aos 93 anos

Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…

Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB

O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…

Sem-terra fazem manifestações em Maceió

Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…

Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso

O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…

AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento

  O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada  gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…

NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B

Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…

Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…

Alagoas sai na frente no combate ao AVC

Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…

SUS: Ações judiciais somam R$ 132 milhões nos últimos 8 anos

A maioria das pessoas busca a Justiça para solicitar remédios ou acesso a serviços

TSE multa Téo por distribuição de cabras

Fato não tem gravidade suficiente para levar a sua cassação, decide TSE

ASA estreia Série B contra o Ponte Preta no sábado

Alvinegro é o representante alagoano na 2ª maior competição de futebol do país

Assine nossa Newsletter

politica de privacidade